quarta-feira, 20 de março de 2019

INICIADO O PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA POLÍCIA CIVIL DA BAHIA

A Polícia Civil do Estado da Bahia iniciou em janeiro 2019 as etapas do Projeto para implantação do Sistema de Gestão Estratégica na instituição. A abertura das atividades aconteceu com a criação de um Grupo de Trabalho Permanente, através da Portaria do Delegado-Geral nº. 001/2019, composto pelos Diretores e Coordenadores titulares dos órgãos de direção superior, estratégicos, de gestão tática e órgãos de suporte operacional da Polícia Civil. O GT Permanente que funciona como comitê executivo do Projeto é presidido pela Exma. Sra. Delegada-Geral Adjunta e tem o suporte técnico do Escritório de Projetos e Processos da Polícia Civil.
O Projeto tem como objetivo introduzir práticas de gestão que trarão melhores resultados para instituição e seus servidores, integrantes do Sistema Policial Civil de Careira Profissional, tendo como foco o avanço nos processos de negócio da instituição, a entrega de valor para seus usuários e a sociedade em geral, além de buscar a integração de todas as áreas envolvidas para realização da missão e visão de futuro. O projeto está alinhado com o Planejamento Estratégico do Sistema Estadual da Segurança Pública e busca o amadurecimento das práticas de gestão e governança corporativa, com inspiração no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional de Qualidade – FNQ.
Desde a instalação, algumas entregas já foram realizadas como: a mobilização da liderança para alinhamento e desenvolvimento da estratégia, construção do Mapa de Negócio, elaboração do Plano de desenvolvimento para lideres e gestores da Policia Civil e criação de um Banco de Talentos composto por especialistas e colaboradores voluntários que atuarão nas etapas de elaboração do Planejamento Estratégico Organizacional.
No mês de Março foi deflagrada a etapa de desenvolvimento e aprendizagem, com inciativas que contemplam toda a instituição. No período de 12 a 14, na Acadepol, através do edital de seleção interna, Analistas de Inteligência iniciaram o curso de Análise de Inteligência Estratégica, enquanto Especialistas e Colaboradores voluntários participaram de treinamento em ferramentas para gestão estratégica com consultores internos do Estado integrantes do Escritório de Projetos e Processos da SSP/SIAP. Os integrantes do Banco de Talentos integrarão uma rede de gestão para sustentabilidade das ações do planejamento estratégico. Participaram das atividades servidores da capital e do interior: Delegados, Escrivães, Investigadores, um Perito Criminal e servidores administrativos da Polícia Civil.
FOCO NAS PESSOAS
“Iniciamos o nosso movimento de mudança para a Gestão Estratégica na Policia Civil pelas pessoas, identificando valores institucionais e desenvolvendo novos saberes e habilidades para o que está por vir. Agora, na etapa de formulação do nosso Planejamento Estratégico que passa pelo diagnóstico, identificação de fatores ambientais que impactam no desenvolvimento institucional, dentre outros, como também passa pelo levantamento de projetos já em andamento e inovações, vamos realizar encontros em todas as Regiões Integradas – RISPs do Estado, começando pelo interior. Dia 27 de março estaremos em Barreiras e logo na sequência Irecê”. Nosso Delegado-Geral está envolvido diretamente em todas as etapas do processo e pretende conciliar a agenda para também participar dos encontros no interior, diz a Delegada-Geral Adjunta.
Também estão previstas ações de capacitação em Salvador, na ACADEPOL. No interior da Bahia serão realizados Workshops para o Planejamento Estratégico, com foco no desenvolvimento regional. Servidores da Polícia Civil, que integram o Departamento de Polícia do Interior (Depin) e demais colaboradores convidados participarão das oficinas nas Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs Oeste, Chapada, Leste, Norte, Sudoeste e Sul). As inscrições são abertas para policiais do interior e devem ser feitas diretamente ao Coordenador das Coorpins/sede de Risp, com limite de 30 vagas por coordenadoria, para as seguintes datas: dia 21/03 – RISP Barreiras; dia 29/03 – RISP Irecê; dia 03/04 – RISP Feira de Santana; dia 05/04 – RISP Juazeiro; dia 10 e 15/04 Vitória da Conquista e dia 12/04 – RISP Itabuna. Os eventos foram planejados para oportunizar a ampla participação dos servidores das regiões no Planejamento Estratégico da Polícia Civil.
Depois do evento os especialistas e colaboradores que integram o Banco de Talentos da Região permanecerão recebendo ideias e propostas de projetos e melhoria de processos para composição de um Banco de Ideias que será utilizado para seleção do portfólio estratégico da instituição.

Fonte: ipolítica 
Por:Ricky Mascarenhas 46. Jornalista - Comentarista Político
Marketing Político - Itabuna - Bahia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário